quinta-feira, 21 de junho de 2012

Um gel-fixador bom e barato???? -> Gel de linhaça!!!

Muita gente já deve ter ouvido falar nas sementes do linho, a linhaça.
Há um tempo atrás, estava desesperada porque não conseguia "domar" o meu cabelo e, tudo o que punha nele não tinha o efeito desejado. Foi então, que me falaram do gel de linhaça.
Confesso que, no início, duvidei da sua eficácia, mas no "desespero" fui experimentar.
Já usei o gel de 2 formas: sozinho e depois do creme de pentear. Quando usado depois do creme de pentear, o cabelo fica mais macio.
Também já usei os 2 tipos de linhaça, a castanha e a dourada. Ambos têm o mesmo resultado.
O gel serve para fixar os caracóis, além de ajudar na hidratação dos mesmos. Pode ser usado tanto por mulheres quanto por homens.
 No meu cabelo teve o seguinte resultado:
ADORO o resultado nos meus caracóis!!! Fica tão bom que nem preciso molhar no dia seguinte.
No próprio dia, depois do cabelo estar bem seco, eu amasso os meus caracóis, com muito cuidado para não "levantar" o temido frizz. Faço isso, para que o cabelo não fique duro e sem movimento, pois o gel fixa muito bem.

O gel é fácil de fazer, só é preciso água e sementes de linhaça, que estão à venda em qualquer supermercado. Uma embalagem de 250gr custa cerca de 1€ e dá para fazer muito gel.
Eu coloco cerca de 400ml de água e, confesso, que a quantidade de linhaça vai ao acaso. A receita original diz: 2 colheres de sopa de linhaça para 1 copo de 200ml água.
Se ficar muito líquido, da próxima vez acrescente mais linhaça.


1- Adicionar a água e a linhaça numa panela e levar ao lume.
2- Deixar ferver por uns minutos (normalmente deixo uns 4).
3- Coar assim que apagar o lume, porque depois o gel ganha mais consistência e, não será possível separar o gel das sementes.
4- Consistência do gel ainda quente.
5- Consistência do gel depois de esfriar.

O gel pode ser conservado no frigorífico por cerca de 5 dias ou também fora, sendo que assim acaba por estragar mais depressa.
Deve ser conservado num recipiente, de vidro ou plástico, com tampa.

É um gel NATURALÍSSIMO que não contem conservantes e BARATO!
Fico à espera da vossa opinião.
                                                                                                                                                           Andrea

4 comentários:

  1. o cabelo da andrea ficou mais lindo ;)

    ResponderEliminar
  2. Eu como homem tenho usado por recomendação da minha namorada, e gostei muito e é muito barato e fica muito bonito os caracóis...
    Homens não tem nenhum problema em utilizar.

    ResponderEliminar
  3. também uso o gel de linhaça e o resultado sempre é nota 1000
    E no teu cabelo então Andreia... MAGNÍFICO!!!! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Patrícia!!!
      Muito obrigada pelo elogio.
      Também adoro esse gel... O que acontece é que, as vezes, dá-me preguiça de o fazer acabo usando outros. Mas nunca me esqueço dele ;)
      Bjs

      Eliminar