domingo, 10 de junho de 2012

Cronograma Capilar [3]

ESCOLHA DA MÁSCARA 
           O primeiro passo para iniciar o cronograma é saber em que etapa aquela máscara se enquadra. E como disse anteriormente aqui, é necessário verificar a composição pois a maioria das vezes o que vem escrito em letras grandes não corresponde aos ingredientes presentes ou por vezes elas tentam abarcar todas as etapas e o importante é saber se ela é mais hidratante, mais nutritiva ou mais reconstrutora.
            Se uma máscara contém um bocadinho de cada devemos ter em conta a ordem com que os ingredientes estão presentes na composição. Sim, o que vem em primeiro lugar significa que está em maior quantidade.
            As máscaras que contêm manteigas e óleos normalmente são de nutrição mas é necessário que seja no mínimo dois desses ingredientes e que estejam no início da composição. Por exemplo, eu tenho uma máscara da Tricofort (aqueles potes de 1kg) de manteiga de karité, em princípio ela seria de nutrição mas para além de a manteiga ser o único ingrediente nutritivo ela está mesmo no último lugar da composição. Uso-a como hidratação porque contém glicerina que é hidratante e por vezes misturo-a com pro-vitamina B5 e açúcar ou mel para potenciar o efeito.
          Se eu quiser  fazer uma nutrição posso também juntar manteigas ou óleos naquela máscara e assim torná-la perfeita para o efeito. 
         
COMO APLICAR A MÁSCARA
            O primeiro passo será o de higienizar. O cabelo deverá ser lavado com champô ou com amaciador, caso sejas adepta do co-wash. De seguida deve-se retirar a água com uma toalha e só depois aplicar a máscara.
           Duas coisas que eu aprendi ao aplicar a máscara:
           1º Não se deve meter a mão directamente no frasco para aplicar nos fios. Isso faz com que o produto comece a deteriorar-se perdendo assim as suas qualidades. Devemos tirar num recipiente à parte a quantidade necessária ou ter uma espátula ou uma colher para assim a pôr na mão (dizem que é melhor que a colher e o recipiente sejam não metálicos).
            2º Divide-se o cabelo em cerca de 6 a 10 partes (dependendo da quantidade de cabelo de cada um) e vai-se aplicando o produto mecha a mecha fazendo movimentos de cima a baixo para que o cabelo absorva a máscara. Se quiser em vez de dividir prende o cabelo todo com uma mola e vai tirando mecha a mecha.
             Este segundo ponto é a parte mais IMPORTANTE  de toda a etapa. A minha mãe sempre me dizia para fazer hidratações e de vez em quando eu até que fazia alguma mas nunca notei grandes diferenças. E desde que descobri essa forma de aplicar, tudo mudou. 
É um bocado difícil de explicar mas vou deixar cá um video que encontrei no youtube e a menina faz exactamente o que eu quero explicar. O video é muito longo mas a técnica começa no minuto 1:10. Os brasileiros chamam a técnica de enluvamento.


            De seguida põe-se uma touca e deixe no mínimo 10 minutos, eu pessoalmente costumo deixar 20 e enxaguo.
          Sei que o texto ficou um bocado grande mas essa parte é muito importante e não consegui simplificá-lo...
          Espero que tenham gostado e qualquer dúvida ou sugestões comentem! :)

Djasmin

2 comentários:

  1. Adorei e vou experimentar bjinho e obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cataleya depois nos conte os resultados. É claro que não é instantâneo mas se seguires no mínimo durante um mês fielmente vais conseguir ver uma evolução absurda.
      beijos
      DJasmin

      Eliminar