quinta-feira, 7 de junho de 2012

O que é a técnica No-Low poo??


Inteiramente inspirada no livro Curly Girl criado por Lorraine Massey que percebeu que a grande parte dos shampoos tem substâncias que prejudicam os fios, como os sulfatos. No-poo (poo vem de shampoo) é uma técnica que suprime totalmente o uso do shampoo da sua rotina e; low-poo opta pelo uso dum sem sulfatos reduzindo drasticamente o uso do mesmo .

            Mas ATENÇÃO, a técnica no-low-no poo, não é exclusivamente voltada para a utilização ou não do shampoo, e sim para um leque de combinações do uso limitado/ não uso do shampoo, com o uso correcto e consciente dos produtos que farão bem aos seus caracóis.
                Para isso, precisa entender melhor o ciclo vicioso, no qual os seus caracóis entram, com a sua rotina capilar. Dos milhares de produtos que já experimentou e/ou continua a usar, certamente possuem silicones insolúveis em água e derivados de petróleo. Estes componentes criam uma pelicula à volta dos seus fios para dar um aspecto de brilho e facilitar o pentear. Para removê-los, é necessário o uso dum shampoo com sulfato que garante a remoção completa destes componentes, não deixando resíduos nos seus fios proporcionando assim a limpeza desejada. Surge a pergunta: “Então porque não usar shampoos com sulfato?”. Para responder a esta questão é preciso saber que os sulfatos são minerais poderosos usados como agentes de limpeza. Para além de removerem eficazmente impurezas, vão remover o sebo natural do seu cabelo. Os cabelos encaracolados são carecidos de oleosidade e gordura, assim sendo, o uso do shampoo com sulfato eles ficam extremamente secos, ásperos e porosos devido à agressão causada. O ciclo vicioso resume-se ao uso de determinadas substâncias que exigem uma limpeza com produtos que ressecam ainda mais os caracóis, voltando ao início da necessidade em usar mais produtos que melhoram (aparentemente) o aspecto.
Sulfatos causadores destes danos presentes nos shampoos:



- Sodium laureth sulfate (sodium lauryl ether sulfate - SLES)

- Sodium laurilsulfate (sodium lauryl sulfate - SLS)

- Ammonium Lauryl Ether Sulfate(ALES)

- Ammonium lauryl sulfate (ALS)

Não quero aqui dizer o que é errado ou não, somente disponibilizar informações para que possa decidir o que é melhor para os seus caracóis, não querendo dizer que os produtos com silicone, com sulfato e os demais não sejam bons, ou não possam ser usados, mas sim alertar para os perigos que eles possam causar sobre os seus fios. Fica a dica e dê-nos a sua opinião ;)

Mônica

                                                                                                                                                                      

Sem comentários:

Enviar um comentário