sábado, 9 de junho de 2012

Cronograma Capilar [2]

HIDRATAÇÃO
Devolve a água perdida (reposição hídrica). É necessária à saúde "básica" e à elasticidade dos fios. Como  foi dito, a hidratação deixa o cabelo macio e sedoso.
Escolha máscaras com extratos de plantas, vitaminas e agentes hidratantes... 
Exemplos de ingredientes presentes na composição de máscaras de hidratação:
  • glicerina
  • frutas
  • frutos (ex: chocolate)
  • açúcar
  • mel
  • pró vitamina B5
Geralmente as máscaras de hidratação não são muito caras pois não precisam ser muito consistentes. Apesar disso a hidratação é uma parte muito importante do cronograma: não se pode nutrir ou reconstruir se o cabelo não estiver hidratado.

NUTRIÇÃO
Indicada principalmente para cabelos mais secos e chama-se reposição lípidica. Tem como objectivo promover a lubrificação necessária para evitar a perda de componentes. Quando não há gordura suficiente, acontece a quebra em toda extensão e também a perda da maciez. 
Uma máscara para que seja considerada nutritiva deverá ter na sua composição, dois ou mais: óleos, manteigas e proteínas hidrolisadas.

RECONSTRUÇÃO
É a fase mais potente do cronograma e é chamada de reposição proteica.  É importante para recuperar a saúde dos fios enfraquecidos principalmente por processos químicos como tinturas, descolorações, alisamentos, relaxamentos, etc que poderão levar a queda e quebra dos fios. Ela reestrutura a fibra capilar, selando mais as suas cutículas após o tratamento, diminui a porosidade dos fios.
 Mas devemos evitar o excesso, pois ela poderá endurecedor  os fios, favorecendo a quebra desses.  Se utilizas ou utilizaste algum tipo de química a reconstrução deverá ser feita a cada duas semanas enquanto que se o seu cabelo é natural esta deverá ser feita apenas uma vez por mês para reposição das proteínas perdidas com as agressões externas.

Máscaras Reconstrutoras devem ser compostas por ceramidas,aminoácidos, proteínas e queratina e seus derivados (aminoácicos, cisteína, serina , prolina, arginina), bem como os oligo-elementos. 

Não sou nenhuma profissional por isso apenas falarei tendo em conta as minhas pesquisas e experiências com os meus caracóis. Se o teu cabelo está estragado ou não costuma fazer hidratações deverá durante duas semanas somente hidratar (eu hidratei 3 vezes por semana mas isso é porque o meu cabelo é realmente muito seco) e na terceira semana diminui para duas vezes com uma nutrição aos finais de semana. Ao fim de um mês, como o meu cabelo nunca sofreu química, faço uma reconstrução.

Qualquer dúvida comentem! ;)


8 comentários:

  1. estou adorando este cronograma...tks djas

    ResponderEliminar
  2. obrigada amor
    :*
    qualquer duvida é so perguntar

    ResponderEliminar
  3. gostei ... :) dêm dicas de produtos e assim pra termos uma ideia!!
    têm de fazer uns vídeos a tratar do cabelo pra percebermos na prática como se faz!!

    #adorando, cara!!!

    ResponderEliminar
  4. Nhammi obrigada pela sugestao, chegaremos la :D
    E que tal um encontro, experimentamos esses teus pratos e nos tratamos do teu cabelo? ahhmmm???

    ResponderEliminar
  5. Podem dizer uma dica q faça o cabelo crescer?????por favoooor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Cataleya,
      1001 desculpas, so vi o teu comentario agora! Fica atenta, ainda esta semana teremos um post sobre crescimento de cabelos. Boas entradas!
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Sigam o meu blog sff! Sou nova disto do blogue.
    Já agora, bons posts ^^

    ResponderEliminar