quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Dicas Caseiras

Boas Meninas!!
Temos vindo a falar de vários produtos, várias técnicas, várias experiências e hoje dei-me conta que temos esquecido de algo essencial. A nossa alimentação!!! É óbvio que tudo o que temos feito não é em vão, mas juntando os nossos esforços com uma alimentação saudável, rica em diversidade, só temos a ganhar. Cabelos com mais vida, com brilho, com força e, um com crescimento invejável. Sem mencionar que o nosso corpo agradece ;)

"Alimentos bons para a beleza dos cabelos:

  • consuma gema de ovo, fígado e vegetais com folhas escuras que são ricos em ferro, mineral, que influenciam o processo de crescimento do cabelo;
  • azeite de oliva e margarina contem gorduras insaturadas, que garantem a lubrificação do fio. Leite e vegetais folhosos tem vitaminas do complexo B, que ajudam o couro cabeludo;
  • a gema de ovo, pêssego, melão, vegetais amarelos e verde-escuros, ricos em vitamina A, fortalecem os fios;
  • As frutas cítricas e tomate tem vitamina C, que estimula o crescimento dos fios e melhora a irrigação sanguínea;
  • se estiver tendo uma notável queda de cabelo evite sumos de laranja e beringela."

Continuando na nossa onda caseira, deixamos aqui algumas receitas para serem usadas topicamente:
  • cabelos oleosos: 1 cenoura, 1/2 abacate, 1/2 pepino, 1/2 aipo e 1/2 de água. Bater tudo junto no liquidificador. Passar no cabelo e deixar 20 minutos;
  • cabelos secos: o azeite de oliva é um aliado. Aplique por todo o cabelo e deixe actuar o tempo que lhe der mais jeito;
  • cabelos quebradiços: 1/2 abacate, 1 colher (sopa) de óleo de rícino e 1 colher (sopa) de óleo de amêndoas. Misturar tudo e passar nos cabelos dia sim, dia não. Deixar por 30 minutos , depois lavar. A seguir enxaguar com vinagre de maçã (diluído);
  • caspas: passar 1 limão no couro cabeludo antes de ir deitar, por vários dias;
  • normais: para hidratar os fios, bata no liquidificador 1/2 abacate, 1/2 copo de iogurte natural e 1 colher (sopa) de mel. Deixe actuar por 20 minutos.
Estas dicas são todas do livro "O poder das ervas" por André Rezende. Um livro prático, óptimo de se ter em casa. Tenho seguido as dicas, não só para os cabelos, como para outras coisas (saúde). Aconselho vivamente!!

A minha experiência:
A minha preferida é para cabelos normais. Como tenho o cabelo muito curto, optei por diminuir as quantidades. Ponho 2 colheres (sopa) de abacate, 1 colher (sopa) de mel e outra de iogurte. O bom desta receita é a suavidade e a leveza depois de lavar os caracóis. A mim, não me pesa os fios e deixa-os completamente soltos.
Como não tenho o cabelo seco, o azeite pesa os meus fios. Ficam sem vida!! Normalmente utilizo o azeite  (quantidades pequenas) somente nas nutrições e juntamente com uma máscara. Depoimentos das meninas com o cabelo seco são a favor :).
Limão contra caspa. Tudo de bom. Há 3 semanas que faço o tratamento e, a caspa que insistia no meu couro cabeludo, diminuiu drasticamente. 

Conte-nos a sua experiência. Já fez alguma destas receitas?? Vai experimentar?? Não deixe de comentar :D

6 comentários:

  1. Oiiii...
    Vi esse artigo agora e gostei muito... Todavia uma dúvida assolou a minha vontade de querer por em prática essa dica tb...
    Como sei se o meu cabelo é seco ou não???
    Eu acho k é mas num tenho bem a certeza :s :S

    ResponderEliminar
  2. Olá Carla, ainda bem que gostaste da matéria.
    Para distinguir qual o teu tipo de cabelo, tens que ter em atenção a gordura que o teu couro cabeludo produz.
    Como fazes isso?

    - cabelos secos: o couro cabeludo produz pouca gordura fazendo com que os cabelos se tornem frágeis, baços e com pontas espigadas. Eles são volumosos e difíceis de pentear ou desembaraçar. São sem brilho e ásperos ao toque.

    Se o teu cabelo tiver estas características, ou a maioria, com certeza é seco. Sendo assim a dica dos cabelos secos é maravilhosa. Podes também fazer a dos cabelos quebradiços se sentes que o teu cabelo se parte com facilidade.
    Espero ter ajudado, qualquer duvida é só comentar novamente.
    Não te esqueças de partilhar a tua experiência connosco ;)

    ResponderEliminar
  3. Mónica, como aplicas essa coisa do limao no couro cabeludo? passas o sumo de limao? o meu cabelo ultimamente tem ficado um bocado oleoso demais, acho que ando a exagerar no co wash ... e noto que tou a ficar com um bocadinho de caspa :/

    ResponderEliminar
  4. Olá Nhami!
    Espremo um limão e aplico directamente no couro cabeludo, fazendo uma massagem. Quando acordo lavo o meu cabelo normalmente e enxaguando bem. A minha caspa é derivado da seborreia, dai o meu couro cabeludo ter a tendência de estar oleoso as vezes. A tua oleosidade pode ser devido ao tipo de condicionador que usas para o co-wash, experimenta um mais leve, ou então pode ser devido ao uso do creme de pentear, tenta não o colocar na raiz ou muito perto (se for o caso).

    Nota: o limão é bom contra a oleosidade, eliminando a caspa porque tem a tendência para secar a pele, por isso, atenção ao uso excessivo. Não esquecendo as hidratações ;)

    ResponderEliminar
  5. Obrigada!!:) vou experimentar e depois conto a experiência!! :)

    ResponderEliminar