domingo, 1 de julho de 2012

Óleos vegetais

             Quem tem cabelos secos levante a mão!!!!!!!!!!

        Pois bem, eu tenho. Em princípio os cabelos encaracolados são naturalmente secos, já que devido a estrutura ''curva'' do fio dificilmente a oleosidade produzida na raiz chega ao comprimento. Eu, sinceramente, acho que as minhas raízes não produzem é óleo nenhum! E por isso, eu amo óleos vegetais, simplesmente amo! Porque não há nada melhor para que os  cabelos secos  reponham o seu déficit de oleosidade natural.


         Extraídos principalmente das sementes de plantas e frutas, os óleos vegetais aumentam a proteção contra a perda excessiva de líquidos, permitem a respiração cutânea e assimilando a luz solar. Também auxiliam o restabelecimento de peles rachadas e ressecadas, normalizando e reforçando a estrutura do tecido. Ao contrário dos óleos minerais, os de origem vegetal causam menos reações citotóxicas e alérgicas, não entopem os poros, não repelem a água e nem impedem a absorção de ativos de base hídrica. Os óleos minerais, de certa forma, ‘’blindam’’ os fios fazendo com que os procedimentos de hidratação, nutrição e reconstrução não cheguem nos fios.
          Os óleos vegetais são ingredientes importantíssimos em qualquer produto para cabelos. São extraídos, como o próprio nome diz, de plantas, geralmente das sementes. Eles possuem as funções de nutrirem os fios, pois são ricos em vitaminas,  funcionam como selantes, retendo a hidratação no cabelo por mais tempo. Cada óleo possui uma propriedade diferente. Por isso, é interessante procurar produtos com diferentes óleos vegetais em sua composição.

Os óleos vegetais podem ser utilizadas de diversas formas:
- para potencializar cremes ou máscaras. Sim, pode-se misturar um bocadinho de óleo com o teu creme no dia de nutrição ou mesmo no creme de pentear (eu costumo fazer isso com aqueles cremes menos concentrados).

- Ou mesmo utilizados sozinhos directamente nas suas madeixas. Até fazendo o chamado de banho de óleo:
  • Nos cabelos secos ou molhados, passar o óleo escolhido pelo comprimento dos fios (atenção principal às pontas) , deixar o tempo que quiser (uma ou duas horas) e de seguida lavar normalmente. Como demonstra o video:   http://www.youtube.com/watch?v=T00LVCgfBeI&feature=related
  • A noite passar no comprimento dos fios e dormir com o cabelo assim. De manhã lavar enxaguando bem.

       Eu, especialmente, prefiro esta última forma e faço-a uma vez por semana, mas como eu disse, no início, o meu cabelo é extremamente seco. Antes só fazia muito de vez em quando, mas com o tempo fui vendo como no meu cabelo consegui diminuir o ressecamento com este tratamento e não digo só no dia da lavagem, mas ao longo da semana, por isso, é uma questão de analisar os efeitos no seu cabelo e assim adaptá-lo da melhor forma. A maioria das pessoas perguntam-me se ele não ficará muito oleoso mesmo depois de lavá-lo, mas isso é que é a diferença em usar um óleo 100% vegetal. Porque os óleos vegetais ao contrário dos óleos mineiras são solúveis em água ou seja desde que eu enxague bem não há problema. Normalmente de manhã quando vou lavar, depois desse banho de óleo, costumo usar o meu champô sem sulfato ou se não for o dia (pois só uso champô uma vez por semana) faço o meu co-wash lavando com a mistura de amaciador + sumo de limão e/ou vinagre de maça.


*Cabelo depois de um banho de óleo. Misturei azeite, óleo de coco e vitamina E. Dá para ver que fica brilhante e posso  garantir-vos que muitoooo macio ao toque.

Djasmin

6 comentários:

  1. Se calhar no inicio convem nao deixar uma noite toda e deixar por 30 minutos/ uma hora antes da lavagem... Com o tempo vais vendo se o teu cabelo precisa de mais ou menos.
    Obrigada por comentar amor, qualquer duvida é so perguntar.
    bjoooos

    ResponderEliminar
  2. que óleos aconselhas a usar?! onde os podemos comprar?
    acho que o meu cabelinho ia ficar super oleoso se fizesse esta coisa... que achas?

    ResponderEliminar
  3. Eu normalmente faço uma mistura de azeite e oleo de coco. uso uma quantidade maior de azeite do que oleo de coco pois o azeite é mais consistente do que oleo de coco e para que o meu cabelo que é extremamente seco é o melhor. Mas tb há o oleo de girassol que é bem levezinho e não pesa nada no cabelo... Acho q deves começar por fazer uma experiencia com o oleo que tens em casa, que concerteza é o azeite e deixas pouco tempo como a menina do video. Eu tb pensava q em cabelos não tao secos como os meus nao valia a pena mas agora vi que depende o oleo e do tempo deixado.
    O proximo post vou continuar a falar sobre óleos e cada uma das suas propriedades assim ficará mais fácil escolher o que melhor se adequa a si.
    bjinhos

    ResponderEliminar
  4. Adorei,o óleo de aragan e do melhor que há!!adorooooooooo
    Ainda bem q encontrei esse blog,é tao difícil encontrar blogs para o nosso tipo de cabelo!obrigada pelas dicas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Cataleya a minha amiga ofereceu-me um frasquinho de oleo de argã e vou exeprimentar um dia desses, tou um bocado é sem tempo... Espero gostar e também tou com medo de gostar e aquilo acabar pois é tao poucoooooo hehheehehehe
      bjinhos

      Eliminar