terça-feira, 3 de julho de 2012

Óleos vegetais [2]


     Depois de termos falado dos benefícios em geral dos óleos vegetais vejamos alguns especificamente para assim te ajudar a escolher qual o melhor para os teus caracóis, tanto para o banho de óleo como na escolha dos produtos com óleos na sua composição. Os óleos vegetais são também denominados por óleos carreadores porque ajudam a diluir e a dar volume aos óleos essenciais que são muito concentrados. Mas sobre estes falaremos em outro post.

     Óleo de Amêndoa doce: Rico em vitaminas A e B, é emoliente, tem alto poder penetrante. Possui propriedades, hidratante, amaciante e nutritiva.

          Óleo de abacate (avocado oil) - contém altíssimo teor de vitaminas A e E, aminoácidos e ácidos graxos muito parecidos com aqueles naturalmente encontrados na nossa pele. Doa brilho e fortalece os fios.
É um óleo pesado e por este motivo recomenda-se misturá-lo a outro óleo carreador.

         Óleo de argan (argan oil) - um óleo de mil e uma utilidades! Além de ser ótimo para a pele e para as unhas, nutre o cabelo, auxiliando na maleabilidade e a fortalecer os fios. É um anti oxidante natural e extramamente rico em vitamina E, contém também omega 9 e 6, além de um produto natural fundamental para a cicratização e irritação no couro cabeludo.

          Óleo de coco (coconut oil) - previne a caspa, promove crescimento capilar, fortalece e engrossa os fios. Já existem estudos mostrando que o óleo de coco efectivamente penetra no fio de cabelo, prevenindo e reparando danos, função semelhante à das proteínas dos tratamentos reconstrutores. É rico em vitamina E.

         Óleo de Girassol- Rico em vitaminas E, A, C, and D e minerais,de fácil absorção é amaciante e hidratante. Tem acção emoliente e revitalizante. Facilmente absorvido pela pele, contém alta concentração de vitamina E, recomendado para peles/cabelos delicados e secos. Média oleosidade (não pesa nada nos cabelos) excelente óleo base, para todos os tipos de pele.

             Óleo de jojoba (jojoba oil) - contém vitamina E e antioxidantes, que preservam a cor e a integridade dos cabelos. Por ser bastante escorregadio, mas não grudento, é ótimo para ajudar a desembaraçar os fios. Sua composição química é bastante similar à do sebumnatural excretado pela pele e pelo couro cabeludo. Auxilia na regeneração e cicatrização cutânea porque elimina os acúmulos de agentes no couro cabeludo que podem provocar a caspa, sendo eficaz em seu tratamento. Deixa o bulbo limpo e livre para o crescimento de novos fios.
É um óleo antioxidante natural, ajudando outros óleos a não rancificarem rapidamente, agindo como nenhum outro óleo no mundo. Bom para diluí-lo com outro carreador. Média oleosidade, balanceador da pele, equilibrando-a.
  
               Óleo de Linhaça- Na composição da semente de linhaça estão presentes proteínas, fibras alimentares e ácidos graxos poliinsaturados (Ômega 3 e Ômega 6), que lhe conferem a propriedade de alimento funcional. A semente de linhaça é a mais rica fonte de Ómega 3 existente na natureza. Nos cabelos conferem Hidratação, um brilho muito bonito e também ajuda no combate ao frizz.

              Óleo de palma (azeite de dendé)  - É um dos princípios ativos de muitos produtos (a l'oreal por exemplo usa-o muito). Fonte natural de vitamina E, tocofeiros e tocotrienois que atuam como antioxidantes, o dendê também é rico em vitamina A. Para se ter uma idéia, a quantidade de vitamina A presente é 14 vezes maior do que a encontrada na cenoura. O azeite de dendê possui ácidos graxos similares aos encontrados nos fios, proporcionando hidratação e brilho.

          Óleo de oliva (olive oil) - nada mais nada menos que o nosso azeite extra-virgem. Óptimo para hidratação, para fortalecer os fios e combater a perda de cabelo. Tem acção regenerativa em virtude da sua alta concentração de ácido oléico, excelente emoliente. Muita oleosidade, bom para ser diluído com outro óleo carreador. 


       Óleo de rícino (castor oil) - engrossa e fortalece o fio, contribuindo para seu crescimento. Ajuda também no combate ao frizz e às pontas duplas, além de prevenir infecções por bactérias e fungos no couro cabeludo. Dizem que é bactericida. Este também é um óleo muito pesado por isso convém mistura-lo com outro óleo.

        É claro que a lista de óleos não acaba por aqui e muito menos os seus benefícios. Escolhi esses porque são mais conhecidos e a maioria  usei...
        Eu costumo comprar os meus óleos em loja de produtos naturais tal como o celeiro  prefiro pagar um pouco mais porque tenho quase a certeza que não têm misturas nem nada. Mas alguns desses eu  vi em supermercados tal como o óleo de girassol, o de coco e óleo de palma (nas secções de ingredientes estrangeiros), isso para não falar no nosso querido azeite que há em todo o lado =) #felizmente

        Ah e sim, são óleo utilizados para cozinhar, esses mesmos. Eu utilizo esses porque são sempre puros enquanto que os feitos especialmente para cabelos e pele têm sempre grandes misturas que só estragam o óleo e os seus efeitos.

Comentem =))

       

4 comentários:

  1. Gostei muito deste post! Estou a pensar comprar o de coco e de jojoba (que da também para equilibrar a pele oleosa). Pelo que percebi é mau comprar oleos q têm uma mistura de varios, nao é? Mas pelo que explica aqui podemos usar um oleo carreador diluído com outro.. isso é por serem 2 óleos 100% puros?
    Obrigada!
    Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Joana. O oleo de Jojoba nunca utilizei mas ja ando a pesquisa de preços para comprar principalmente por causa desta dica para a pele oleosa ;) O de coco é o que mais uso, até ultimamente somente uso o de coco, ando a fazer uma experiência a ver se realmente penetra nos fios, porque antes eu costumava misturar alguns oleos para passar no cabelo. Penso que não seja mau os oleos que têm uma mistura se esses forem puros. O grande problema é que nunca se sabe o que eles metem nas misturas e a maioria delas têm um dos derivados de petroleo que não trazem beneficio nenhum e ainda entopem os nossos poros fazendo com que o cabelo não respire e não absorva o resto dos produtos ''bons'' que a gente use. Eu costumo comprar os oleo no celeiro, la eu tenho a certeza que são puros.
      É sempre bom fazer em casa a nossa mistura assim temos a certeza do que usamos.
      Obrigada pelo comentario :)

      Eliminar
  2. Obrigada eu! É que comprei um da Macadamia que parecia ser super bom e depois fui ver e tinha muito silicone e é uma mistura de varios oleos... Obrigada pela dica!

    ResponderEliminar
  3. Onde posso encontrar à venda o Óleo de palma (azeite de dendé)?

    ResponderEliminar