sexta-feira, 7 de junho de 2013

Le petit Marseillais- Mascara com leite de karité e mel

     Há um ano e pouco, depois de não sei como a Mônica ter ido parar num blog para caracóis que a nossa vida capilar mudou. A partir daí descobrimos um mundo dos caracóis que nós desconhecíamos. É claro que sempre usamos o nosso cabelo assim mas frizz, cabelo ressecado e indefinido fazia parte dos nossos caracóis, pensando nós que não havia cura. Entre estas dicas e conselhos o que mais nos chamou atenção foi a técnica da Lorraine Massey do no/low-poo.
      Já devem estar fartas de ouvir-nos/ler-nos a explicar em que consiste mas vou fazer um pequenito  resumo para quem nunca ouviu falar. Basicamente é virar a maluca dos rótulos mas com caracóis lindos. A Lorraine é um cabeleireira inglesa que vive nos USA e que descobriu que certos ingredientes eram maus para os nossos cabelos encaracolados e secos. A técnica consistiria em deixar de usar produtos com estes ingredientes. Podem ler em que consiste  aqui e aqui e aqui.
     Bom isso tudo para dizer que foi o que mais nos chamou atenção e nós resolvemos tornar-nos adeptas. Porém não com tantas restrições como a técnica do no-poo manda. Eventualmente nós usávamos alguns produtos proibidos pela técnica e outros semi- proibidos.
      Isso tudo para dizer que desde o mês de Fevereiro eu resolvi aderir totalmente, com as regras todas. Mesmo sabendo que não é tão fácil encontrar produtos permitidos embarquei nesta viagem. E é assim que cheguei no Le petit marseillais, mascara leite de karité e mel. Uma marca francesa e posso dizer  que pela qualidade/preço é maravilhosa!!


      Tornou-se minha queridinha e antes que eu me perca como no inicio deste post vou dizer o porquê:

-o cheiro: sim o cheiro é muito bom. E olha que apesar de ser mulher, e digo isso porque há estudos que dizem que nós compramos produtos pelo cheiro, nem sequer o cheirei quando fui compra-lo.. Ele fica no cabelo mesmo depois de tira-lo e usar o creme de pentear + o gel, divinal!

- frizz: eu estava com uma nuvem em cima da cabeleira, em parte por não andar a cuidar assim muiiiitooo e ele desapareceu logo. Cumprindo a segunda tarefa para que uma mascara seja classificada como nutrição.

- caracóis sem aparência de ressecados. Oh yeah baby! Principal ponto para a classificação de nutrição.

      Ao ler o rotulo fiquei na duvida se fosse nutrição ou hidratação pois parecia-me equilibrado entre estes dois. Mas depois de usar vi que realmente (pelo menos no meu cabelo) é uma mascara nutritiva.

Aconselho-vos a irem ao supermercado e sentirem o cheirinho e garanto que vão ficar apaixonadas. É relativamente mais cara que as outras (cerca de 7€) mas vale a pena. Ela é bem consistente o que faz com que renda mais.

Para variar o post ficou longo, não consigo ser directa :p. Em breve vou fazer um post com todos os meus produtos que vão de acordo com a técnica noo-poo para ficar mais fácil para que está no inicio e para nos ajudar-mo-nos umas às outras.

Beijinhos

13 comentários:

  1. tenho de experimentar... com o cloro da piscina e com o calor o meu cabelo está a ficar seco... e depois tem aqueles cabelinhos que começaram a nascer depois da queda no inverno... quando o cabelo seca ficam aqueles cabelos espetados no ar... :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Miss Lemon, esses cabelinhos espetados fazem parte daquele frizz que desapareceu logo quando eu usei a mascara, espectacular!
      Não sei é se esta mascara não ficará muito pesada no teu cabelo mas para o frizz e o ressecamento o remédio é nutrição. Se não tens mascaras nutritivas ou não queres gastar muito poderás ou fazer umectações (colocando azeite ou algum óleo vegetal no cabelo antes de lava-lo) ou juntar uma colher de chá de óleo a mascara de hidratação. Digo uma colher de chá porque tenho medo que o teu cabelo fique muito pesado. Mas é uma questão de ires experimentando. Ah mas é necessário que o cabelo esteja hidratado antes de passar a etapa da nutrição.
      Beijinhos e obrigada pelo comentário

      Eliminar
  2. E como vejo se o cabelo está hidratado?
    Eu acho que está +/-... sei lá eu distinguir essas coisas? isso é para as experts que são voces.
    Mais uma dica para as meninas: esta máscara de que a Djasmin fala estará com 50% de desconto (logo a 3,49€) no Pingo Doce na semana de 18 até 24 de Junho :)

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola meninas, obrigada pela informação. Sim pelo que vi somente o de manteiga de karité é liberada. Também há de óleo de argã liberada mas acho que ainda não há aqui pois comprei em França mas ainda não experimentei. Essa promoção do pingo doce ta mt boa, vou comprar para fazer estoque hehehehe
      beijinhos

      Eliminar
  4. Olá, já andei a sondar esta gama da Petit Marseilles, mas sinceramente o cheiro não me agradou. Acredito que o produto tenha características interessantes e menos ofensivas para o cabelo, mas por mim contínuo a preferir o Elvive ou a Garnier. Mas claro todos os caracóis são diferentes :) obrigado pela dica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola sim, concerteza. Como dizem as nossas amigas brasileiras "cada cabelo, uma sentença". Eu tb adoro elvive, a mascara caracois colageno é uma das minhas preferidas. So deixei de usar o creme de pentear pq deixei os silicones mas vou experimentar o amaciador no lugar de creme de pentear e depois digo alguma coiss. Beijinhos

      Eliminar
  5. Olá Queridas (:
    É só para dizer que AMO o vosso trabalho com o blog e que apesar de o ter descoberto a pouco tempo já só o leio com um caderno de apontamentos ao lado, aponto tudo o que acho importante!!
    Eu tinha o cabelo igual ao da Djasmin mas no inicio da adolescência não achava piada nenhuma aos caracóis, acordava sempre numa lastima e por isso recorri a um alisamento químico... Hoje em dia arrependo me muito de o ter feito, porque perdi os meus caracóis pequeninos e definidos, ele agora é meio liso meio encaracolado, conforme os dias... Dava tudo para ter os meus caracóis de volta :c Podem me ajudar, com alguma dica, por favor? Obrigada e continuação de um excelente trabalho, beijinhos* (:

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Lucia, muito obrigada pelo comentário. Eu também quando era pequenina não gostava muito do meu cabelo e chorava muito ao pentear e quando vim para Portugal estudar usei uma química no meu cabelo para que ele diminuísse o volume mas em principio sem perder os caracóis (porque este era o efeito que dava no cabelo das minhas amigas). Porém o meu ficou esticado e áspero, credo uma coisa terrível. A minha sorte é que já que o objetivo era perder volume, a pessoa que me passou a química só o passou a partir do queixo. Então teve um dia que não conseguia desembaraça-lo mesmo com um frasco de amaciador (sim porque já que tava tão áspero era a única forma), saí da casa de banho irritadíssima e meti a tesoura sem pensar duas vezes! Enfim isso para te dizer que a química só sai com vitamina T (tesoura). Deves é ir cortando aos poucos porque a raiz com certeza que é igual ao teu cabelo de antes. A Deya também usava química e ela acabou por cortar para que os caracóis voltassem (procura o post chamado diário do meu corte). Mas acho que uma coisa que ajuda muito para encaracolar é amassar muito, quer dizer, quando tiveres a usar o creme ou mesmo a seca-lo faz sempre o movimento de baixo para cima. isso ajuda muito. Eu faço isso principalmente quando usso o gel.
      Vou tentar investigar mais formas de encaracolar e faço um post porque senão este meu comentário vai transformar-se num.
      Devo demorar um bocadinho pois estou a voltar para casa e a sair de Coimbra então ando atarefadíssima, mas prometo que vou fazê-lo.
      beijinhos

      Eliminar
  6. Obrigada querida, agradeço pela dedicação (:
    Cortar o cabelo é uma coisa que me assusta, apesar de o fazer muitas vezes, já vão em 5 este ano (sim, é preciso coragem, pelo menos para mim...), e apesar de pedir á cabeleireira para cortar "só as pontas" parece sempre que me cortou imenso, talvez seja por cortar com ele molhado (aprendi isso aqui (: ),infelizmente em Coimbra não conheço nenhum cabeleireiro que tenha especialidade em caracóis ou que os corte a seco...a minha sorte é que o meu cabelo cresce muito (mas mesmo muito) depressa :D
    Vou começar com essa técnica de amassar e vou continuando a cortar aos poucos para ver se recupero pelo menos uma boa parte deles!!!
    Bem minha querida, muito Obrigada (: Beijinhos*

    ResponderEliminar
  7. Nossa, seus cachos são mega lindos!!! Como os finaliza?

    Eu tenho muito cabelo e o formato dos meus cachos é 3a/3b, para eu defini-los aplico creme sem enxágue no cabelo úmido e faço rolinhos pequenos e médios e deixo-os presos assim até os fios secarem totalmente. Tenho problema com as escamas também, só assim para fechá-las bem e dar brilho ao cabelo.

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. olá! os produtos desta marca não têm silicones?

    ResponderEliminar