Muitas de nós já ouviu falar no aloe vera, mais conhecido por babosa. As meninas que vivem no Brasil ou Cabo Verde encontram facilmente está planta, em contrapartida, nós aqui em Portugal nunca a vimos, apesar de sabermos que a cultivam.
É uma planta utilizada para diversos fins, mas aqui, o que nos interessa, são as suas propriedades que vão beneficiar os nossas caracóis:
- re-hidrata o tecido capilar, pois retém a água;
- fecha as cutículas dos cabelos;
- possui importantes vitaminas (rica em vitamina A e E), proteínas e sais minerais que penetram na pele levando os nutrientes as células vivas.
Estas propriedades fazem com que a babosa seja eficiente contra: a caspa, a seborreia, desidratação, queda de cabelo.
Na minha estadia em Cabo Verde, por quase 2 meses, tive a oportunidade de testar as maravilhas da planta. As promessas eram boas para mim, pois tenho dermatite seborreica, que provoca imensa caspa e enfraquece os meus fios, levando a queda. Na altura, estava a fazer o tratamento com limão (mencionado aqui) e resolvi experimentar também o uso da babosa.
Como utilizar a babosa no cabelo?
- escolher a folha que estiver mais abaixo, com uma faca corta-la, removendo-a da planta.
- lave a folha muito bem lavada, eliminando assim, qualquer contaminação possível .
- numa tábua de alimentos, cortar a folha em vários pedaços (quantos quiser) e tirar com um faca ou colher o gel viscoso contido dentro da folha. Há quem utilize com a parte verde (casca da folha)
- deitar o gel para dentro do liquidificador.
- nota-se que somente uma folha de babosa, dá-nos uma boa quantidade de gel.
- bater no liquidificador. Atenção, não se preocupe com a espuma formada, passado uns minutos desaparece.
- colocar num recipiente e levar ao frigorífico. Dura mais ou menos 2 dias.
O gel é composto por 96% de água e os restantes 4% nas vitaminas, proteínas e sais minerais (referidos anteriormente) quase não tem cheiro, é transparente e muito fresco.
Minha experiência:
Há várias maneiras de usa-lo: no couro cabeludo, nos fios, na máscara de hidratação, enfim! Eu optei por usar no couro cabeludo (devido a caspa e seborreia). Alternei em deixa-lo 15 minutos, 1 hora, conforme fosse possível .
Nas primeiras aplicações não notei evoluções, para além da sensação limpa e fresca do couro cabeludo. Passado 1 mês, notei que os meus fios não caiam, a caspa diminui drasticamente e reparei que os meus caracóis estavam muito hidratados (com brilho até). Alguns testemunhos indicam o fortalecimento dos fios. No meu caso não notei, talvez porque o meus fios são demasiados finos ou, por ter interrompido o tratamento.
Acredito que com um uso mais prolongado, obtêm-se melhores resultados. É uma pena não ter encontrado a planta aqui em Portugal. Quem sabe alguma das nossas leitoras possa dar-nos a alegria :)